Muitas das bandas que descobri e tenho vindo a descobrir foram nestes canais.
Mas, actualmente, a MTV Portugal, a responsável por eu ouvir Linkin Park, Green Day, Klepht, Keane e tantos outros, tornou-se um anti-canal musical e um dos piores da grelha de canais da televisão nacional.
A minha powerbox não para lá mais do que 10 minutos por dia, graças ao pop, popdance, e afins que por lá rodam nas palylists pré-feitas para pré-adolescentes. Não é querer dizer que no meu tempo é que era, mas a qualidade e a selecção musical que tornavam a MTV audível, tem vindo a desaparecer a olhos vistos. (e ouvidos também!)
Nunca neguei o facto de ouvir coisas mainstream. Agora é pena que a MTV Portugal desrespeite dia-após-dia os telespectadores fizeram dela!
Na MTV só há 2 coisas que se salvam: Brand New Tapete e o Diogo Dias.
Eu sei que é para pessoas como eu que existem a MTV2, MTV Music(que é estilo a minha velha MTV (passando Britney Spears, Foo Fighters e Michael Bublee nos últimos 10 minutos)) o VH1 e o VH1 Classic. Mas os ouvidos que vocês estão educando hoje serão ouvintes de música, também amanhã.
´Tá certo que com a idade nós vamos afinando os gostos musicais (ou não, eu acho a Lady Gaga suportável, mas também acho Michael Bublé brutal) mas se não tivermos cuidado com o que nós passamos às mentes ávidas de 10 e 14 anos, bem podemos admirar-mo-nos de eles não saberem quem é o Sr Freddie Mercury ou o Ringo Star, ou quem são os The Temptation ou os Aerosmith.
Mas lá está: não podemos mudar o mundo, sem mudar primeiro a nossa casa. Eu faço isso com os meus primos mais novos, mostrando-lhes Jorge Palma nos anos 70 e 80, Rui Veloso nos anos 90, Madonna nos anos 80 (True Blue tem coisinhas fixes hein?!) MC Hammer, Prince, e muitos outros.
Mas por favor MTV: zela com 1 programa por semana por essas mentes que te ouvem e que comprarão e/ou sacarão ilegalmente álbuns no futuro e que comprarão bilhetes para os concertos que forem realizados.
É que se elas não conhecerem mais ou menos a história do que ouvem, nunca poderão dar valor ao que ouvem nem reconhcer os plágios!
ps: caso não saibam, o famoso "Hallelujah" do Jeff Buckley é na verdade do Leonard Cohen.
Provavelmente já sabem isto. Os putos que vos ouvem é que não porque ambos os artistas são bem mais velhos que eles. (o Jeff já morreu e o Cohen caminha a olhos vistos para lá.)
Mas isto é só uma de muitas que circulam por aí...
Eu já faço a minha parte. E vocês?
Publicada por
Loony
2 comentários:
Espera, existe um canal chamado 'MTV Music'? o_0 Epic. Fail.
Really? Tou parva prá vida. Pensei que a MTV já deveria significar Music TV,... oh well, suponho que isso era nos tempos em que eu ainda andava no ensino básico -_-'
Quanto a esta nova geração, esquece, está perdida. A única música que ouvem é o que passa na MTV e Cidade FM; pontualmente lá irão jogar Guitar Hero ou Buzz, que metem umas faixas mais decentes, mas de resto... Achei engraçada a nota que fizeste sobre a Hallelujah, uma vez que hoje em dia as pessoas nem sequer a relacionam com o J.Buckley (e muito menos com o Leonard Cohen!), mas sim com uma cantora qualquer que também tem uma versão (muito ranhosa, diga-se de passagem) dessa música.
Esta juventude está perdida! (sinto-me uma velha de 80 anos a dizer isto x] )
"It's the end of the world, grab your cruzifix, fall on your knees and beg 'God, please, have mercy on me!' "
A versão a que te referes e a da Leona Lewis.
Eu so gosto da variação que ela faz no fim, mas n acrescenta nada a música....
Essa rapariga é "made of "X-Factor"".
Não é mal que a critique por isso, até pk há alguns que até cantam alguma coisa, mas ela só sabe fazer covers,(como o da Run dos Snow Patrol)que estragam a essencia da musica, pois nos estudio colocam orquestração, que causa ruido à verdadeira essencia da melodia...
Mas pronto!
É o pop comercial e nojento no seu melhor!
Enviar um comentário